29 anos – quando a mudança se faz necessária

Maceio AL 042

É, dia 25/03 completei 29 anos de idade. É difícil acreditar que já tenho isso tudo. Dá uma agonia. Uma vontade de voltar no tempo, aproveitar mais, fazer o que não consegui, deletar umas bobagens… Mas não dá.

Quando paro pra analisar essa trajetória, vejo quanta coisa mudou na minha vida. Amigos que já não são mais amigos. Gente chata que aprendi a respeitar. Momentos ruins que consegui esquecer. Momentos maravilhosos que não consigo acreditar que ficaram no passado.

Não posso negar que por um ano ou dois eu dei uma parada no tempo. É muito ruim saber disso. Muito cansaço, muito trabalho que em nada valia a pena. Tá, alguma coisa foi boa, serviu para amadurecimento e crescimento pessoal. Muitos sonhos ficaram estacionados pela falta de tempo.

Chegou (passou aliás) da hora de correr atrás dos meus sonhos, tentar mudar e crescer. Lembro que, mais ou menos com 22 anos, eu era a toda legal, fofinha e relax. Não sabia dizer não, quebrava galho dos outros e achava a melhor coisa do mundo, que estava certa. Queria ouvir e aprender com os demais. Sim, isso era corretíssimo. Só que o tempo passou e eu cansei. Sempre tem o que abusa da sua vontade e quando você assusta não está agindo por conta própria.

Pode parecer mimimi ou draminha, mas eu realmente me sentia como uma marionete. Era como se não tivesse vontade própria. Só que cansei. Comecei a levantar minha voz, a aparecer e foi justamente nessa hora que deixei de ser a bonitinha. Muita gente passou a não gostar de mim. Bem, foi um choque. Difícil de aceitar. Eu era bem mais feliz quando era tonta.

Mas nada que o tempo não se aquietasse. Por mais que eu tentasse não conseguia voltar a ser a lindinha. Já havia rompido essa barreira. Mudei de local de trabalho e devagar fui conquistando as pessoas. Minha autenticidade falou mais alto. Quase que magicamente consegui achar um ponto de equilíbrio e super me assustei quando começaram a dizer como eu era tranquila.

Encontrei uma maneira de ser legal sem ser trouxa. Aprendi a falar não, mas com delicadeza. Reconheci que não precisam me amar. Não sou carente o suficiente para querer agradar a todo mundo. Nem criança para ser fofinha o tempo todo. Sou adulta, sou profissional. Tenho autoestima suficiente pra saber ouvir uma crítica e sonhos grandes o bastante para que ninguém possa mais me derrubar.

A mudança se faz necessária sempre. A vida te cobra, a idade chega e ou você muda ou você não acompanha, não evolui. É necessário mudar quando a rotina te incomoda, quando você sente necessidade de voar mais alto. Quando percebe que é possível realizar seus sonhos, mas eles não vão até você. Se não correr atrás não se concretiza. O tempo passa, a terra gira. Eles não param para esperar alguém.

E lutar pelos meus sonhos me faz feliz. Fazer planos, traçar metas dá um ânimo. Dói um pouco crescer, romper com barreiras. Mas depois é muita alegria. E quantos amigos fiz nesse percurso todo. E muita gente ainda tenho pra conhecer.

Ainda tenho muito o que mudar, que crescer. A caminhada é longa, cheia de obstáculos. Mas vou vivendo, certa de que não estou sozinha, certa que conseguirei.

12191717_10207450342518984_5470877887559865017_n

Anúncios

6 comentários sobre “29 anos – quando a mudança se faz necessária

  1. Erika Ruggio disse:

    É muito bom quando encontro alguém que tem exatamente os mesmos questionamentos que eu. Também acabei de fazer 29 e a impressão é que todos da minha idade já são adultos bem resolvidos enquanto eu sou uma menininha que ainda não sabe o que quer da vida. Mas a verdade é que todos temos medos e questionamentos. Todos temos conquistas que precisam de um esforçozinho pra ser alcançada. Aos 29 ainda temos muitos sonhos a realizar e, a vantagem em relação aos 20, é que já amadurecemos e deixamos de ser “a bonitinha, fofinha” como você bem definiu, e ainda assim temos toda a nossa juventude pra aproveitar. Adorei seu texto e me identifiquei porque sinto que passei pelas mesmas mudanças! Um beijo!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s